Jovem Senador 2016 – Como Participar?

O projeto Jovem Senador 2016 oferece a oportunidade para que 27 estudantes do ensino médio vivenciem um dia de trabalho de senador da república. Para quem está se perguntando “Como participar?” vamos dar todas as dicas. Esse é um projeto anual que faz a seleção dos candidatos por meio de redação. Podem participar estudantes com até 19 anos de idade que estejam cursando o ensino médio.

Basicamente os 27 estudantes são escolhidos através de etapas do concurso realizadas em cada um dos estados e Distrito Federal. Cada um dos vencedores representa uma das unidades federativas. A primeira etapa do concurso consiste em cada escola participante escolher uma redação que melhor lhe represente. Essa redação deverá ser encaminhada para a secretaria de educação.

Jovem Senador 2016 - Como Participar?

A segunda etapa do concurso acontece nos estados e no Distrito Federal, cada secretaria de educação deve escolher as três melhores redações, sem fazer classificação de colocação. As redações são então enviadas para o Senado Federal contando com as fichas dos inscritos e cópias dos documentos exigidos. A terceira etapa fica por conta da Comissão Julgadora do Senado Federal.

É essa comissão que faz a classificação de primeiro, segundo e terceiro lugares de cada estado e o Distrito Federal. Os alunos que ficarem em segundos e terceiros lugares assim como os seus professores orientadores receberão certificados de participação. Já os alunos escolhidos como os melhores de seus estados participarão automaticamente do Jovem Senador 2016.

Os participantes do projeto receberão uma viagem para Brasília com tudo pago para poder realizar as atividades propostas pelo projeto. Vale dizer que a inscrição do aluno acontece automaticamente quando a escola envia a redação do mesmo para concorrer. Para saber mais sobre o concurso Jovem Senador 2016 acesse o seu site em https://www12.senado.leg.br/jovemsenador. Agora que você sabe como participar consulte a sua escola para saber se ela está dentro.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *